top of page

21 de fevereiro: Dedicação de nossa Igreja


Hoje, dia 21 de fevereiro, celebramos com solenidade o aniversário da dedicação de nossa Igreja Abacial, que é, sem dúvida alguma, o coração de nosso Mosteiro, onde Deus derrama ininterruptamente uma torrente de graças sobre todos nós.


Foto do presbitério no dia da dedicação. Diante do ambão estão as relíquias que repousam sob nosso altar.
Foto do presbitério no dia da dedicação. Diante do ambão estão as relíquias que repousam sob nosso altar.

Nossa comunidade, fundada em 1977, teve o seu primeiro templo dedicado em 1984. No entanto, com o passar dos anos, tornou-se necessário ampliá-lo, principalmente devido ao número crescente de fiéis que passaram a celebrar conosco os domingos e as grandes festas do ano litúrgico. Além disso, o antigo templo não possuía uma separação clara entre o coro monástico e o coro dos convidados, como deveria, para manter a atmosfera contemplativa necessária aos membros da comunidade.


Foto da nave de nossa Igreja.
Foto da nave de nossa Igreja.

Em outubro de 2016, na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, a comunidade votou a favor da construção de um novo templo, e o trabalho começou no dia seguinte à Páscoa de 2017. A construção foi concluída em 2019, com a dedicação oficiada por Dom Celso Antônio, Bispo Diocesano de São José dos Pinhais, nossa Igreja Local.

Que nossos louvores durem muitas gerações entre estes muros consagrados e, sobretudo, que perdurem por toda a eternidade em nossos corações!



Para nossa reflexão, trazemos o início de um dos sermões de São Bernardo de Claraval sobre a Dedicação da Igreja. Deus se agrada de nós mais do que dos templos de pedra. Somos chamados a ser templos do Espírito Santo!


A consagração de nossa casa é uma festa familiar para nós, mas muito mais íntima é nossa própria dedicação. Fomos aspergidos, abençoados e consagrados pelas mãos do prelado, e hoje celebramos este aniversário com fervorosos louvores. Deus não se interessa pelas pedras. De fato, não são os muros, mas os homens que dizem: "Ele se preocupa conosco." Jacó era um homem e viu, em seus sonhos, os anjos subindo e descendo. E ainda mais! Ele afirma que estava presente o próprio Senhor dos anjos: "Realmente, o Senhor habita neste lugar, e eu não sabia." Ele se admirou com esta graça e ficou espantado com tal condescendência.

Muito mais terrível é este lugar, onde Deus habita de modo incomparavelmente mais certo e evidente: pois aqui não temos somente dois ou três, mas muitos que perseveram reunidos por seu amor. Que nenhum de vós o desconheça ou ignore: nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus; e assim conhecemos os dons que Deus nos concedeu." Sim, este lugar nos inspira temor e respeito: homens fiéis o habitam, santos anjos o visitam, e o próprio Deus está presente aqui.

(Sexto sermão na Dedicação da Igreja, 1)


Vista externa de nossa Igreja.
Vista externa de nossa Igreja.

 
 
bottom of page