
No dia 1º de fevereiro, nas primeiras vésperas da festa da Apresentação do Senhor, nossa comunidade recebeu a entrada de um novo postulante: Luís Gustavo Rocha Pereira, natural de Assaí, no norte do estado do Paraná. Com 25 anos de idade, é formado em Arquitetura e trabalhava com e-commerce.


A Apresentação do Senhor é também, desde 1997, a comemoração do Dia da Vida Consagrada. Nesta festa, é costume que os fiéis façam uma procissão com velas até a igreja, onde se celebra a Eucaristia. Deus nos chama a ser um reflexo de Sua luz!
Para nossa meditação, compartilhamos com nossos leitores um trecho do sermão do Beato Guerrico de Igny, importante padre dos primórdios dos cistercienses.
"Estejam os vossos rins cingidos e com lâmpadas acesas em vossas mãos". (Lc 12,35)
Meus irmãos, para que acendais tantas lâmpadas, acorrei à fonte da luz e sereis iluminados (cf. Sl 33,6). Refiro-me a Jesus, que reluz entre as mãos de Simeão: Ele iluminará vossa fé, fará brilhar vossas obras, vos sugerirá a boa palavra, inflamará vossa oração e purificará vossa intenção. A fim de que, seja pelas obras, seja pela palavra ou pela oração, busqueis viver de modo agradável perante Ele na luz dos viventes (Sl 55,13), Ele que deve perscrutar Jerusalém com suas lâmpadas e examinar também a nossa luz. (...)
Quanto a ti, em cujo interior ardem tantas lâmpadas, quando vier a se extinguir a lâmpada desta vida, surgirá para ti a luz da vida inextinguível, e nascerá como um fulgor meridiano até o cair da tarde; e quando te julgares prestes a te apagar, resplandecerás como a luz (Jó 11,17), e as tuas vestes serão como o meio-dia (Is 58,10).
(Primeiro sermão para a Purificação, 5, tradução Pe. Gabriel A. Vecchi, OCSO)
