top of page

Visita de monges e monjas da América Latina

  • Foto do escritor: Ir. Mateus Gomes Fogaça
    Ir. Mateus Gomes Fogaça
  • 5 de jul.
  • 2 min de leitura

No dia 2 de julho de 2025, nossa comunidade teve a alegria de receber um grande grupo de monges e monjas de nossa Ordem, provenientes de diversas partes da América Latina.


Os membros estão participando de um curso no mosteiro das Irmãs de Boa Vista, em Rio Negrinho (SC), promovido pela REMILA — a Região dos Mosteiros Trapistas da América Latina. O curso tem como tema as Constituições da nossa Ordem e está sendo conduzido por Dom Juan José, abade do mosteiro de San Isidro, na Espanha.


O encontro em nosso mosteiro teve início com a celebração da Santa Missa, seguida por saudações e um café da manhã. Em seguida, todos tiveram a oportunidade de conhecer o mosteiro.



Após a oração de Sexta, partilhamos um almoço festivo, marcado por boa conversa, num clima de profunda fraternidade e comunhão entre os diversos membros da REMILA.



Depois da oração de Noa, Ir. Gregório fez uma exposição sobre o painel histórico localizado em nosso claustro. Em seguida, tivemos um momento de partilha entre todos os participantes.



Estavam presentes monges e monjas da Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Panamá, Venezuela, República Dominicana e México. A única comunidade que não enviou representante foi a masculina da Venezuela.


O momento de partilha foi uma oportunidade de escutar cada Irmão e Irmã, conhecendo um pouco mais sobre a realidade de suas comunidades. O testemunho mais tocante foi o das Irmãs do Panamá, que, devido à pressão do governo da Nicarágua, foram obrigadas a deixar o país e recomeçar a vida monástica em outra nação. Uma história marcada por muito sofrimento, que nos aproximou ainda mais da realidade vivida por nossos irmãos e irmãs latino-americanos.


Concluímos o dia com mais um momento fraterno de café e conversa.



Damos graças a Deus por tudo o que vivemos e pedimos por cada monge e monja de nossa Ordem. Que o Senhor nos conceda força para enfrentar os desafios do presente e perseverar até o fim.

 
 
bottom of page