top of page
Buscar

Bênção abacial de Dom Estêvão

  • Foto do escritor: padre José Ruy Correa Júnior
    padre José Ruy Correa Júnior
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

No dia 25 de março de 2025, Solenidade da Anunciação do Senhor, em nosso Mosteiro, Dom Estêvão Nery Fantésia Pinto, OCSO, eleito abade no último dia 20 de janeiro (Eleito o novo abade de Nossa Senhora do Novo Mundo: Dom Estêvão), recebeu a bênção abacial por intermédio de S.E.R. Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais.



Na celebração, além da presença de vários sacerdotes e fiéis leigos, participaram Dom Murilo Krieger, Arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, Dom Adalberto, o Bispo de Rio do Sul, e superiores e religiosos de outros mosteiros e congregações, manifestando a comunhão de fé e amor entre nós.



Depois de 17 anos da bênção abacial de Dom Bernardo Bonowitz, nosso primeiro abade falecido no dia 19 de janeiro (Falecimento de Dom Bernardo Bonowitz, primeiro abade de nosso mosteiro), pudemos testemunhar esta celebração de grande significado espiritual e pedimos a Deus que as graças recebidas neste dia se renovem e aumentem a cada dia para nós e para todos os que estiverem em contato com nossa comunidade.





Significado do Brasão e do Lema do Novo Abade

 

O escudo, em formato francês medieval, estampa uma Cruz grega de ouro, recordando as palavras de Santo Aelredo de Rievaulx: “A nossa Ordem é a Cruz de Cristo; A nossa Profissão é a Cruz de Cristo”.

Os espaços (campos) transversais, da esquerda para a direita, superior e inferior, trazem cada um os símbolos heráldicos do Brasão da Ordem Cisterciense da Estrita Observância. Indicam que o abaciado é vivido no contexto de uma comunhão colegial com todos os Abades e Abadessas da nossa Ordem.

O espaço (campo) superior, à direita, com o fundo vermelho, traz um globo encimado pela Cruz, designando o Reino de Deus. A cor vermelha (gules) de fundo, representa o amor a Deus e ao próximo, como o modo de viver e expandir o Reino.

O espaço (campo) inferior, à esquerda, com o fundo vermelho, traz uma estrela prateada, designando a Bem-Aventurada Virgem Maria: Ela nos guia na vivência do amor a Deus e ao próximo (fundo vermelho); Ela é a figura da Igreja, gérmen e início do Reino de Deus neste mundo.

O lema inscrito no Listel: “Quaerite Primum Regnum Dei” (Mt 6, 33), “Buscai Primeiro o Reino de Deus”, é a orientação do ministério abacial de Dom Estêvão. O Reino é o Rei! O lema faz eco à orientação de São Bento em sua Regra: “Nada antepor ao amor de Cristo” (RB 4, 21).

 
 
bottom of page